Se não conseguir visualizar a mensagem, clique aqui.


 
  Temos o prazer de enviar a terceira edição do nosso boletim de notícias, que apresenta alguns dos destaques das nossas atividades no último trimestre. Esse é apenas um breve resumo e mais informações podem ser conferidas em nosso site (www.aiuka.com.br). Boa leitura!

Equipe Aiuká
 


   
 
Em 1º de setembro, a Aiuká e a Secretaria de Assuntos de Segurança Pública do Município de Praia Grande renovaram parceria que tem como principal objetivo o intercâmbio de atividades entre as duas instituições. O evento ocorreu durante visita técnica do secretário municipal de Segurança Pública, José Américo Franco Peixoto, ao Centro Operacional da Aiuká em Praia Grande (COP Aiuká SP). A Guarda Ciivl Municipal de Praia Grande, subordinada à Secretaria, colabora com a responsabilidade socioambiental da Aiuká ao encaminhar animais silvestres para reabilitação. Já a Aiuká realiza, periodicamente, cursos de capacitação para membros da Corporação.
Na foto: Valeria Ruoppolo, diretora de Projetos da Aiuká, e José Américo Franco Peixoto, secretário municipal de Segurança Pública
 
   
Agosto marcou a participação da Aiuká em eventos nacionais e no exterior, dando continuidade à parceria da organização com entidades dos meios acadêmico e científico. Dois deles ocorreram na Argentina: o Congresso de Ornitologia das Américas, realizado entre os dias 8 e 11 em Porto Iguaçú, e o Curso “Manejo de Fauna en Emergencias Ambientales”, em San Clemente Del Tuyú, nos dias 24 e 25. Já no dia 31, as equipes de Projetos e Operações se revezaram em palestras para os universitários da Unip e da Unesp. Na foto: Alunos da Unip em visita ao COP Aiuká SP; atividade fez parte da Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da universidade.
Um albatroz-de-nariz-amarelo (Thalassarche chlororhynchos) foi solto depois de reabilitado pela equipe da Aiuká. Ele chegou em condições clínicas estáveis, mas exames iniciais indicaram uma leve anemia, tratada com dieta e medicamentos apropriados. Sua recuperação foi total e, em agosto, ele foi liberado na praia do Solemar, em Praia Grande (SP). O albatroz-de-nariz-amarelo é uma ave oceânica e passa praticamente a vida toda nos mares, nidificando em ilhas distantes. Seu status é ameaçado de extinção na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês). A principal ameaça que sofre é a captura pela pesca industrial (ao tentar comer as iscas, ele fica preso nos anzóis e morre afogado).
Em outubro, ocorre o terceiro e último curso do programa “Aves dos Polos aos Trópicos: técnicas de estudo e observação”, ministrado por um time de especialistas brasileiros e estrangeiros na área de conservação de avifauna. O tema é “Uso de fotografia e vídeo para amostragem de dados em trabalhos de campo com aves”. Saiba mais em nosso site.
Uma das atividades de prontidão oferecida pela Aiuká é o Plano de Proteção à Fauna (PPAF), um recurso estratégico para a orientação das ações de resposta em casos de acidentes com derramamento de óleo. O PPAF é uma exigência do IBAMA em processos de licenciamento de empreendimentos da área de energia e petróleo.
   

Um pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) está se recuperando bem no COP Aiuká SP depois de uma grave anemia.

  O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação trimestral produzida pela área de Comunicação.