INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NA PAUTA

Sempre atenta ao aprimoramento de seus serviços para os clientes, a Aiuká se mantém à frente de tendências que vão ao encontro desse objetivo. Um dos exemplos mais recentes é a criação do Grupo de Trabalho de Criatividade e Inovação (GT) cujo principal objetivo é disseminar esses conceitos junto à equipe da empresa e, particularmente, implementá-los para que ações tanto internas quanto externas sejam melhoradas de forma contínua. “Inovar é o caminho para desenvolvermos e garantirmos nossa qualidade como empresa”, comenta o engenheiro ambiental Daniel Almeida dos Santos, que faz parte do GT.

Neste início do trabalho, o GT de Criatividade e Inovação está atuando em diferentes projetos e um deles é o Aiuká Adote, um projeto de adoção de animais domésticos em Macaé (RJ). Tratam-se de cães e gatos presentes em área operacional do cliente, comprometendo seu bem-estar e colocando em risco a segurança dos profissionais que trabalham no local.
Nesse caso, o GT está desenvolvendo conteúdos modernos e interativos para o Instagram do Projeto Aiuká Adote a fim de dinamizar a divulgação de oportunidades junto àqueles que se interessarem em adotar os animais.
O Aiuká Adote é mais um exemplo da diversidade de atuação da empresa e consiste na captura, avaliação, cuidados veterinários, vacinação, castração e encaminhamento dos animais para adoção.

NOVOS SERVIÇOS

Entre os princípios que norteiam a prestação de serviços da Aiuká, está a constante atualização de seus clientes a respeito do trabalho desenvolvido. A fim de manter esse canal de integração aberto, a empresa implantou recentemente mais uma ferramenta de comunicação junto aos seus clientes de prontidão, o Boletim Trimestral – Prontidão de Fauna. É um infoproduto que aborda as atividades rotineiras da Aiuká a fim de garantir excelência nas atividades de resposta a emergências e simulados.

Uma outra peça de comunicação similar já é desenvolvida há alguns anos pela Aiuká com esse mesmo objetivo de transparência de informações e manutenção do relacionamento. Trata-se do Boletim PMAVE, produzido de forma customizada para cada um dos clientes que contrata esse serviço. O Projeto de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a Avifauna (PMAVE) atende todos os critérios de atendimento estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e é uma condicionante desse órgão fiscalizador para o licenciamento ambiental dos empreendimentos marítimos de exploração e produção de petróleo e gás natural.

EQUIPE ESPECIALIZADA E MULTIDISCIPLINAR

A atuação da equipe da Aiuká não se restringe aos acidentes que ocorrem no mar. A experiência de seus profissionais os habilita para a resolução de desafios em desastres tecnológicos e naturais, como os incêndios, inundações e rompimento de barragens. Eles são mestres e doutores em áreas da medicina veterinária, biologia e oceanografia, especializados na resposta a emergências que apresentem a necessidade do resgate e da reabilitação de fauna oleada, ferida ou debilitada, assim como na mitigação dos riscos aos animais antes que sejam afetados.

A equipe também é especializada no manejo e pesquisa com animais aquáticos. Assim, formam um perfil multidisciplinar que garante a excelência técnica na execução do trabalho e ideal para lidar com diferentes situações, além do dia a dia das tarefas profissionais. Esse time de especialistas apresenta conhecimento multidisciplinar que permite o desenvolvimento de diferentes trabalhos relacionados à fauna, como por exemplo Programas de Avaliação de Risco de Fauna, monitoramento, captura e marcação, estudo de espécies, produção de materiais de pesquisa e ações de Educação Ambiental. 

Todos os profissionais da Aiuká são treinados de acordo com os preceitos de ICS (Incident Command System), sendo preparados para atuar nas Seções de Planejamento e Operações do Posto de Comando de uma emergência. Eles também são capacitados conforme os treinamentos HUET, CBSP e Trabalho em Altura. O primeiro é conhecido no Brasil como Treinamento de Escape de Aeronave Submersa e o segundo refere-se a Curso Básico de Segurança de Plataforma (CBSP ou Curso de Salvatagem). O CBSP é necessário para os profissionais não aquaviários que necessitem ficar ao menos 72 horas embarcados em plataformas de petróleo.

PACIENTE DO MÊS

Um pombo-doméstico (Columba livia) foi entregue a um membro da Sociedade Brasileira de Columbifilia em Vila Velha (ES) depois de reabilitado pela equipe da Aiuká. Ele foi resgatado em julho deste ano em uma unidade marítima de cliente da empresa.
É comum que essas aves sejam resgatadas em ambiente offshore pelos programas de condicionantes ambientais realizados pela Aiuká. Possivelmente, elas se perdem ao participar de competições de pombos-correio e pousam nas unidades marítimas.
LinkedIn
Instagram
Facebook
Website
Email
O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.