Valeria em resposta à emergência de vazamento do navio Treasure

EXPERTISE EM RESPOSTAS A EMERGÊNCIAS



A equipe da Aiuká já atendeu a quase 50 emergências, somando aquelas com participação dos médicos veterinários Valeria Ruoppolo e Rodolfo Silva, ambos diretores da empresa.
Os dois são pioneiros na área de reabilitação de fauna oleada do Brasil e sua experiência inclui respostas emblemáticas, a exemplo da que ocorreu com o afundamento do navio Treasure na costa da África do Sul, vazando óleo, em 2000. Esse acidente atingiu diferentes espécies marinhas, entre elas 20 mil pinguins.

Já no Brasil, uma das emergências mais importantes e que contou com a atuação da equipe foi a decorrente do rompimento de barragem em Minas Gerais, comprovando o diferencial da equipe ao atender respostas não só offshore e onshore, mas também inland, envolvendo diferentes espécies animais.

Em decorrência de sua expertise, a Aiuká é a única organização latino-americana que integra o Global Oiled Wildlife Response System (GOWRS), uma rede de organizações internacionais coordenada pelo Sea Alarm Foundation e apoiada pela indústria de petróleo no desenvolvimento de um sistema de preparação para melhorar a resposta à fauna oleada em todo o mundo, principalmente naqueles países que não possuem estrutura organizada para tais atendimentos.

A organização compõe o grupo dos membros fundadores dessa rede e, em 2019, Valeria Ruoppolo foi eleita sua vice-diretora, reconhecimento que reforça a posição de vanguarda da Aiuká na construção e alinhamento dos procedimentos internacionalmente aceitos para resposta a derramamentos de óleo envolvendo a fauna.

PARTICIPAÇÃO EM SIMULADOS

Os simulados de procedimentos em emergências não foram interrompidos pelas contingências impostas pela pandemia da covid-19. Pelo contrário, neste ano, a Aiuká continua participando desses exercícios, respeitando todos os protocolos de segurança necessários para evitar o contágio do vírus. 

Um exemplo é a participação da equipe em exercício promovido pela Santos Port Authority (SPA) no dia 30 de junho no Porto de Santos. Nessa ocasião, ao mesmo tempo, foram simulados o Plano de Controle de Emergências (PCE) e o Plano de Emergência Individual (PEI), identificando melhorias que serão incorporadas nos próximos exercícios e também na eventualidade de ocorrências futuras.

Esses exercícios são fundamentais para a avaliação sistemática de riscos em emergências que aconteçam em alto-mar ou em ambientes costeiros. Nesse caso, particularmente, o simulado orientou os colaboradores do SPA, os prestadores de serviço do empreendimento, operadores portuários e usuários para os procedimentos corretos em resposta a emergências de vazamento e/ou derramamento de produtos nocivos ou perigosos e também em casos de incêndios que possam ocorrer em operações portuárias. 

RELATÓRIO ANUAL 2020

A edição especial de aniversário de 10 anos da Aiuká está no nosso site. Confira e conheça mais a história da empresa.
aiuka.com.br/relatorio/2020

PACIENTE DO MÊS

Um corucão (Podager nacunda) resgatado em embarcação de apoio à operações marítimas de exploração de petróleo está em reabilitação no Centro Operacional da Aiuká em Rio das Ostras (COP Aiuká RJ).
LinkedIn
Instagram
Facebook
Website
Email
O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.