NOVO CONTRATO COM A AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS

A Aiuká firmou um novo contrato, desta vez com a Autoridade Portuária de Santos. Agora, a empresa, em parceria com o Grupo Bravante, é responsável pela implementação do Plano de Proteção à Fauna no Porto de Santos. Esse contrato prevê equipe, equipamentos e instalações de prontidão para o atendimento a emergências no Porto de Santos e participação em simulados.

O Plano de Proteção à Fauna é um dos procedimentos previstos  pela Resolução CONAMA 398/08, que dispõe sobre o conteúdo mínimo do Plano de Emergência Individual para incidentes de poluição por óleo em diversas atividades, incluindo instalações portuárias.

SELO DIGITAL PARA PARTICIPANTES DE TREINAMENTOS

A Aiuká está investindo em novas ferramentas para valorizar a participação de técnicos e profissionais em seus cursos e treinamentos. A empresa fechou uma parceria com a Open Badge com o objetivo de emitir certificados digitais que contêm um selo que pode ser compartilhado em redes sociais para atestar a participação em treinamentos e, assim, agregar mais valor ao currículo dos integrantes.

O selo será fornecido aos profissionais que participam do treinamento Técnico Embarcado Responsável (TER). Esse é um programa especialmente voltado aos profissionais de unidades marítimas, responsáveis pelos acionamentos do Projeto de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a Avifauna (PMAVE). O objetivo é familiarizar os técnicos responsáveis nas unidades marítimas com o manejo da avifauna que, eventualmente, ocorra na área. O TER é um item que integra o PMAVE

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS INTERNACIONAIS

Neste mês, a Aiuká, representada por sua diretora, Valeria Ruoppolo, participou de dois eventos promovidos pela Oil Spill Response Limited (OSRL), uma cooperativa internacional financiada pela indústria do petróleo e gás para responder a derramamentos de óleo em qualquer lugar do mundo. O primeiro foi uma entrevista concedida a Paul Kelway, gerente de resposta à fauna da OSRL, para uma série de podcasts sobre a rede internacional de organizações integrantes do GOWRS (Global Oiled Wildlife Response System). Nessa oportunidade, Valeria compartilhou um pouco da história da Aiuká, além da experiência da equipe em atendimento à fauna em diferentes cenários no Brasil, incluindo a resposta à emergência após a ruptura de uma barragem de mineração em Minas Gerais. A entrevista está disponível neste link:
 
O segundo evento ocorreu em 26 de maio, quando Valeria participou do webinar Wildlife Response in the Incident Management System, em colaboração com Richard Davi (ExxonMobil – EUA) e Michael Ziccardi (Universidade da Califórnia, Davis - EUA). O evento foi moderado por Paul Kelway (OSRL – Inglaterra). 

Valeria apresentou o viés internacional da resposta em emergências envolvendo a fauna e sua integração com o sistema de comando de incidentes, em particular sobre a importância do planejamento prévio para maior êxito nas atividades de resposta. Participaram especialistas de todo o mundo das principais organizações que atuam na área de resposta a incidentes envolvendo animais selvagens.

PACIENTE DO MÊS

Uma pardela-escura (Ardenna grisea) encontrada em unidade marítima está em reabilitação no COP Aiuká RJ. Ela foi resgatada por um técnico embarcado e encaminhada para tratamento.
LinkedIn
Instagram
Facebook
Website
Email
O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.