CONTRATO RENOVADO PARA O CAMPO DE LAPA – BACIA DE SANTOS

Neste mês, a Aiuká e a operadora do Campo de Lapa renovaram seu contrato até 2024, atestando a qualidade dos serviços de prontidão para gestão de emergências com fauna oleada, realizados desde 2018. Com a renovação, a Aiuká, além das atividades relacionados a emergências, também continua a executar o Projeto de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a Avifauna (PMAVE).

O PMAVE é uma condicionante do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para o licenciamento ambiental dos empreendimentos marítimos de exploração e produção de petróleo e gás natural. É um serviço prestado de forma pioneira pela Aiuká no Brasil. O objetivo é registrar todas as ocorrências de avifauna debilitada, ferida ou morta, bem como aglomerações nas unidades marítimas, em atendimento a todos os critérios estabelecidos pelo Ibama.

O Campo de Lapa, por meio do FPSO Cidade de Caraguatatuba, tem capacidade de produção de até 100 mil barris de petróleo por dia. O FPSO opera a aproximadamente 250 km da costa do município de Ilhabela, no estado de São Paulo, em lâmina d’água variando entre 2.120 e 2.180 metros de profundidade. 

TAXA DE REABILITAÇÃO DE ANIMAIS PASSA DE 70%

Um dos indicadores que comprova a excelência técnica da Aiuká na execução do PMAVE é a taxa de reabilitação das aves recebidas ainda vivas, mas debilitadas, resgatadas em unidades marítimas mantidas por operadores clientes da empresa. Do total de indivíduos que receberam cuidados em 2020, 73,3% foram reabilitados e quase todos voltaram para o ambiente natural, com exceção de apenas um pombo-comum (Columba livia) anilhado, pertencente à associação columbófila e encaminhado para um criadouro. Os animais que não conseguiram sobreviver ingressaram extremamente debilitados e não reagiram aos tratamentos. 

Eles receberam cuidados no Centro Operacional da Aiuká em Rio das Ostras (COP Aiuká RJ), no Rio de Janeiro. Essas instalações são preparadas para todo o processo de recebimento, manejo e reabilitação de fauna marinha (aves, mamíferos e tartarugas). Tem aproximadamente 730 m² de área construída e suas instalações replicam a boa experiência do COP Aiuká SP na implementação do processo de resgate e reabilitação de fauna.

Entre o mês de março e início de abril, foram protocolados no Ibama os relatórios anuais do PMAVE de todos os clientes atendidos pela Aiuká. Esses documentos reúnem todas as informações do ano anterior sobre a incidência de avifauna nas unidades marítimas em atividades de exploração e produção de petróleo, em áreas offshore. São produzidas várias estatísticas, que incluem espécies encontradas e os períodos de maior ocorrência ao longo do ano. 

ANIMAIS PARA ADOÇÃO

Diversos cães e gatos já foram encaminhados para adoção em decorrência do desenvolvimento de um projeto de resgate de fauna doméstica e silvestre para uma empresa que atua no Rio de Janeiro. Esse trabalho inclui a captura, cuidados veterinários, castração e encaminhamento para adoção de cães e gatos que ocorrem em áreas de risco da empresa, comprometendo a sua própria segurança e também a dos funcionários. Os animais são mantidos em Rio das Ostras e em Macaé, no Rio de Janeiro, até serem encaminhados para um lar adotivo. 

Esse projeto demonstra a multidisciplinaridade das áreas de conhecimento da equipe da Aiuká, capacitada para atuar desde emergências envolvendo fauna oleada ou não, passando pela reabilitação de espécies silvestres, até o resgate e cuidados veterinários com animais domésticos.

 
Para conhecer esses animais acesse ao Instagram
@ProjetoAiukaAdote
ou pelo site:
www.aiuka.com.br/adote

PACIENTE DO MÊS

Uma lontra-neotropical está em reabilitação no COP Aiuká SP e vem progredindo em sua recuperação.
LinkedIn
Instagram
Facebook
Website
Email
O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.