VISITAS TÉCNICAS AO PORTO DE SANTOS

Neste mês, a equipe da Aiuká fez uma série de visitas técnicas ao Porto de Santos para determinar as diferentes estratégias necessárias em um possível cenário de emergência ambiental. A empresa é a responsável pelos planos de proteção à fauna em terminais que estocam produtos químicos, serviço que ainda inclui exercícios simulados e reabilitação dos animais que possam a vir ser impactados.

Esse trabalho está alinhado com o Plano de Ação para Proteção à Fauna Silvestre (Prontidão de Fauna), serviço prestado pela Aiuká com o objetivo de resgatar e destinar a fauna que, acidentalmente, ocorra na área de terminais de armazenamento de produtos químicos. A Aiuká socorre os animais debilitados ou contaminados com óleo ou outros produtos e cuida de sua reabilitação com o objetivo de devolvê-los ao seu ambiente natural. 

PROGRAMAS DE RESGATE DE FAUNA EM TERRA E NO MAR

A Aiuká vem desenvolvendo um programa de resgate de fauna para a indústria de energia elétrica. No Parque Estadual da Serra do Mar, torres de transmissão de energia estão sendo substituídas, processo que incorre na supressão da mata e na consequente necessidade de resgate, afugentamento e translocação da fauna local. 
 
O projeto durará vários meses e, diariamente, a equipe da Aiuká acompanha as atividades desenvolvidas pelas frentes de trabalho de supressão em campo. Elas incluem a identificação e a incidência de todas as espécies, criando assim um banco de dados. O objetivo desse trabalho é a prevenção e, dessa forma,  a diminuição dos impacto à fauna no local. A troca das torres é uma medida preventiva de manutenção da rede de distribuição de energia elétrica na região sudeste, onde se localiza a maior concentração populacional do país.

Esse trabalho evidencia a qualificação dos profissionais da Aiuká, especializados tanto na captura e cuidados de fauna silvestre terrestre como marítima. 
Nesse último caso, o embarque dos médicos veterinários da Aiuká em unidades marítimas do setor de petróleo se torna necessário quando um animal encontrado a bordo esteja instável clinicamente, tenha alto status de conservação ou coloque em risco os técnicos em casos de animais peçonhentos que requeiram manejo especializado.  Os profissionais da Aiuká são treinados em cursos requeridos como exigência para a permanência no ambiente offshore, em especial o Tropical Helicopter Underwater Escape Training (T-Huet) e o Curso Básico de Segurança de Plataforma (CBSP).

São treinamentos de salvatagem, fundamentais para o trabalho em unidades marítimas e pré-requisitos de segurança, realizados continuamente pela equipe para o cumprimento dos critérios necessários ao embarque imediato em um cenário de emergência.

 

PARTICIPAÇÃO EM EVENTO INTERNACIONAL

No dia 28 de janeiro, a Aiuká esteve presente em evento realizado pela Oil Spill Response Limited (OSRL), uma associação internacional financiada pelas empresas de petróleo e gás para responder a derramamentos de óleo em qualquer lugar do mundo. Com o tema “Exploring OSRL’s Strategy and Industry Next Steps in Preparing for Wildlife Emergencies”, o evento foi realizado de forma on-line e apresentou as principais estratégias de respostas do Global Oiled Wildlife Response System (GOWRS), um rede composta por organizações internacionais de resposta e gestão de emergência com fauna. 

O GOWRS é apoiado pela indústria de óleo e gás e tem por objetivo desenvolver um sistema de resposta à fauna oleada para pronto atendimento em emergências em todo o mundo, em especial naqueles países que não possuem estrutura organizada para tais emergências. A Aiuká é a única organização latino-americana presente no grupo e Valeria Ruoppolo, diretora da empresa, é a vice-chair do GOWRS.

COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE

A Aiuká mantém um Plano de Gestão de Resíduos que identifica e prevê todas as etapas de segregação, acondicionamento e descarte adequado dos resíduos gerados em todas as suas áreas. Por exemplo, os dois Centros Operacionais da Aiuká (COPs SP e RJ) contam com um sistema apropriado de segregação  dos resíduos gerados durante todas as etapas de  manejo e limpeza dos animais atingidos por produtos contaminantes. 

As áreas destinadas à limpeza e manejo dos animais são interligadas por um conjunto de calhas que recolhem os efluentes contaminados e os destinam para armazenamento em um tanque de contenção, seguindo todas as normas e legislações vigentes.

PACIENTE DO MÊS

Um atobá-grande (Sula dactylatra) está em reabilitação no COP Aiuká RJ depois de ter sido resgatado em uma unidade marítima no início deste mês. . 
LinkedIn
Instagram
Facebook
Website
Email
O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.