NOVOS PARCEIROS UNEM-SE À AIUKÁ

Mais duas empresas da área petrolífera contrataram os serviços da Aiuká em dezembro. A organização passa a oferecer prontidão para o atendimento de emergências envolvendo o monitoramento, resgate e a reabilitação de animais no Campo de Baúna e nos Campos de Opal e Titã (Bacias de Campos e Santos, respectivamente).

Os planos de prontidão oferecidos pela Aiuká são o Projeto de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a Avifauna (PMAVE) e os Planos de Proteção à Fauna (PPAF) para atividades de exploração e produção de petróleo offshore e em terra. A Aiuká também se responsabiliza pela reabilitação dos animais encaminhados por intermédio da implementação desses planos ao responder tanto pela elaboração como pela execução desses serviços, que são condicionantes de licença para empreendimentos marítimos.

No Brasil, a Aiuká é pioneira na elaboração e implantação de PPAFs e PMAVEs para atividades offshore.

RESPOSTA À EMERGÊNCIA EM SILVA JARDIM (RJ)

Ainda em dezembro e após dois meses de serviços, foi concluído o trabalho da Aiuká na resposta a uma emergência em Silva Jardim (RJ). A organização ficou à frente das atividades de atendimento à fauna oleada, atingida após tentativa de furto de combustível em oleoduto localizado em área de Mata Atlântica.

Adotando todas as medidas necessárias para evitar a disseminação da covid-19, as equipes da Aiuká se revezaram para atender os animais. Acidentes decorrentes desses crimes têm sido constantes e, além de impactar as espécies que vivem em áreas protegidas, prejudicam o ecossistema local.

AIUKÁ PARTICIPA DE MAIS UM EVENTO ON-LINE

Dezembro registrou mais uma participação da Aiuká em evento on-line, o “5º Encuentro de Centros de Rescate de Fauna Silvestre”, quando a organização teve mais uma oportunidade de compartilhar suas experiências na gestão de emergência envolvendo o resgate e reabilitação de animais. A diretora da Aiuká, a médica veterinária Valeria Ruoppolo, apresentou os temas “Trabalho em redes” e “Triagem de animais no ingresso ao centro de reabilitação”. O evento foi promovido pela Polícia Ambiental do Governo de Córdoba, em conjunto com o EcoParque da Cidade de Buenos Aires e a Fundación Teimakèn.
PREVENÇÃO À COVID-19 CONTINUA
O ano de 2020 termina com a continuidade, pela Aiuká, da adoção dos protocolos de segurança necessários para evitar o contágio da covid-19, entre eles o escalonamento da escala de trabalho da equipe a fim de evitar aglomeração de pessoas, uso constante de equipamentos de proteção individual (EPIs) e reuniões on-line. 

PACIENTE DO MÊS
Um anu-preto (Crotophaga ani) resgatado em unidade marítima de empresa petrolífera e reabilitado pela equipe da Aiuká voltou ao seu ambiente natural em dezembro. Essa espécie é terrestre e casos como o desse indivíduo ocorrem possivelmente porque as aves acompanham as embarcações de apoio às unidades marítimas.
Desejamos que 2021 seja um ano de renovação e de sabedoria diante do aprendizado adquirido em 2020!
Feliz Natal e que o Ano Novo seja afortunado para todos.
LinkedIn
Instagram
Facebook
Website
Email
O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.