RESPOSTAS A EMERGÊNCIAS EM TEMPOS DE COVID-19

Em 10 de novembro, a Aiuká participou de mais um evento do Global Oiled Wildlife Response System (GOWRS), sistema formado por um seleto grupo de entidades internacionais especializadas em emergências com fauna oleada e do qual a organização é a única representante latino-americana. Desta vez, foi realizado um exercício com as outras dez participantes do GOWRS em conjunto com a equipe da Oil Spill Response Ltd. (OSRL), a fim de simular uma resposta de emergência durante uma pandemia, cenário que reproduziu o atual momento mundial. 

O principal objetivo consistiu em avaliar os principais desafios de gestão, logística e bem-estar físico e mental dos profissionais participantes da operação. Por exemplo, foram analisadas as necessidades específicas de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de que forma a reposição desses recursos ocorreria em um país carente desses tipos de materiais. Além disso, a restrição de deslocamento entre os países e a obrigatoriedade da quarentena também foram considerados, entre outros aspectos. Os integrantes foram separados em três grupos a fim de buscar soluções para a viabilização da resposta e concluíram que seria possível efetuá-la mesmo diante da sua complexidade.

Esse simulado dá continuidade aos exercícios da indústria petrolífera com participação frequente da Aiuká. Só em outubro, por exemplo, foram realizados outros sete simulados por clientes da organização.

SERVIÇOS SOB DEMANDA

A Aiuká oferece uma série de serviços relacionados a emergências com a fauna e, entre eles, está a realização de capacitações sob demanda para atender necessidades específicas das empresas. Em novembro, por exemplo, a organização conduziu um treinamento para funcionários de uma empresa prestadora de serviço para o setor petrolífero. O objetivo foi orientar os profissionais a respeito do manejo com a fauna que vem ocorrendo em seus galpões. São animais típicos do ecossistema marinho e a equipe da Aiuká explicou suas principais características, bem como os procedimentos para identificação de casos em que estão debilitados e como realizar o manejo básico de atendimento até que o animal seja resgatado pela Aiuká

DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO

Os eventos on-line vêm se apresentando como grandes aliados na continuidade do trabalho da Aiuká em disseminar a expertise de sua equipe para públicos diversos. O público acadêmico faz parte deles e, no final de outubro, os médicos veterinários da Aiuká, Jéssica Domato e Rodolfo Silva, participaram da Jornada Acadêmica de Medicina Veterinária da Universidade Paulista (UNIP). Eles abordaram os temas “Emergências ambientais e impactos à fauna” e “Reabilitação e despetrolização de aves”, respectivamente. No mesmo período, a oceanóloga Viviane Barquete, gestora da equipe de Projetos da Aiuká, participou de dois eventos on-line: “Monitoramento de fauna em emergências ambientais”, promovido pela Rede Biológica do Conhecimento, e a live “Participação do oceanógrafo brasileiro no planejamento e resposta de incidentes com derramamento de óleo no mar e rios”, organizada pela Associação Brasileira de Oceanografia (Aoceano).

PACIENTE DO MÊS


Um atobá-grande resgatado em uma unidade marítima de empresa petrolífera está em reabilitação no Centro Operacional da Aiuká em Rio das Ostras (COP RJ). A ave é originária do arquipélago de Abrolhos (BA), informação possível graças à anilha colocada quando ainda era um filhote. 
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O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
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