TESTES PIONEIROS DE AFUGENTAMENTO DE AVES EM PLATAFORMAS MARÍTIMAS CONTINUAM

Novos testes para o afugentamento de atobás-grandes (Sula dactylatra) em unidades marítimas foram realizados em agosto. Essa espécie de ave marinha, que ocorre em alto-mar, por vezes utiliza as unidades marítimas offshore como ponto de descanso, podendo impactar as operações locais. As técnicas desenvolvidas pela Aiuká são inéditas no Brasil. 

O projeto está sendo desenvolvido com autorização do IBAMA e os testes estão sendo realizados nas próprias unidades marítimas, com a colaboração dos Técnicos Embarcados Responsáveis. Serão identificadas várias ferramentas de afugentamento e as formas de combiná-las, considerando a característica da espécie e de cada unidade e o que potencialmente pode trazer sucesso na diminuição das aglomerações de aves. “Assim, contribuiremos com um ambiente limpo e mais seguro nas unidades, sem prejuízo às pessoas e aos animais. Esse é nosso desafio”, ressalta Alice Mondin, bióloga e coordenadora de negócios da Aiuká.  

EMERGÊNCIAS EM TERRA E NO MAR

A expertise da Aiuká na gestão de emergências envolvendo a fauna impactada em acidentes com derramamento de óleo já é reconhecida internacionalmente. O que poucos sabem é que a instituição também se destaca em respostas a emergências que ocorrem em terra. Um exemplo é a sua atuação no âmbito do rompimento da barragem em Brumadinho (MG).

Desde fevereiro de 2019, quando o incidente ocorreu, a Aiuká vem desenvolvendo atividades na resposta à fauna em parceria com a empresa Witt O’Brien’s Brasil. Atualmente, a Aiuká atua exclusivamente na Seção de Planejamento e, entre as atividades desenvolvidas, destaca-se a participação efetiva da equipe nos processos de melhoria dos produtos de rotina (reportes, relatórios e bases de dados), além da criação de um novo produto: um dashboard com informações históricas das diferentes frentes de trabalho relacionadas à fauna terrestre.

“Além dos processos de rotina, a Aiuká ainda atua na gestão da equipe da Seção de Planejamento, no relacionamento com o cliente, parceiros e órgãos públicos, apoiando o alinhamento entre todas as partes interessadas e visando sempre a aplicação das melhores práticas internacionais para o atendimento e o bem-estar animal”, comenta o engenheiro ambiental Daniel Barreto, que integra a equipe em Brumadinho. Desde o início da pandemia da covid-19, em março deste ano, a equipe vem trabalhando remotamente.

NOVOS SERVIÇOS EM TERRA - EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A excelência técnica da equipe da Aiuká está sendo investida em um novo trabalho da instituição: um projeto de educação ambiental para uma empresa siderúrgica. Ele está em elaboração em três fazendas de silvicultura localizadas em Minas Gerais, inseridas no bioma Cerrado e com a ocorrência de diferentes espécies de animais silvestres. 

Entre elas, está o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), que já esteve presente nos seis biomas do Brasil, mas já é considerado possivelmente extinto nos Pampas e quase extinto na Caatinga e na Mata Atlântica. No Cerrado, onde há maior concentração da espécie, as populações vêm sofrendo reduções em função de ameaças que vão da fragmentação do habitat e passam por incêndios, caça e atropelamentos. Além do tamanduá-bandeira, também estão presentes a jaguatirica (Leopardus pardalis), a anta (Tapirus terrestris), o papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), a arara-canindé (Ara ararauna), a gralha-do-campo (Cyanocorax cristatellus), o  jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), entre outras espécies que dependem de esforços para sua conservação.

Um dos objetivos do projeto é sensibilizar os funcionários da empresa para a importância da preservação dessas espécies e tratar da segurança dos trabalhadores, já que na rotina das fazendas existe a possibilidade de ocorrerem encontros com animais que podem causar acidentes. O trabalho é diferenciado ao enfatizar a informação visual, comunicada em placas e mapas pelas fazendas, o que a torna mais acessível e atrativa ao público que não tem perfil técnico.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL COM O INSTITUTO MAR

A responsabilidade socioambiental da Aiuká vai além da reabilitação de animais silvestres encaminhados por entidades parceiras. A instituição também apoia uma organização não-governamental, o Instituto Mar, a fim de estender suas ações à sensibilização do grande público para a necessidade de proteção do ecossistema marinho. Entre as atividades realizadas, estão aquelas voltadas à Educação Ambiental e à divulgação em mídias em favor da conservação da vida nos oceanos. Um exemplo é a publicação de artigo a respeito da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, que começa no próximo ano. O artigo, de autoria da bióloga Laura Ippolito, está disponível para leitura aqui: bit.ly/imar-artigo

PACIENTE DO MÊS

Um cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) está em reabilitação na Aiuká e deve voltar ao seu ambiente em breve. Ele foi resgatado no início de agosto em uma unidade terrestre de apoio às operações de exploração e produção de petróleo e gás, ferido em função de um possível atropelamento. Outras espécies animais resgatadas em unidades semelhantes são rotineiramente reabilitadas pela Aiuká.
O QUE MAIS VOCÊ GOSTARIA DE VER AQUI?

Existe algum produto ou serviço que você queira obter mais detalhes?
Tem alguma curiosidade ou informação que gostaria de ver na newsletter?
Envie sua pergunta, sugestão ou informação para contato@aiuka.com.br.

Será um prazer receber sua mensagem!
LinkedIn
Instagram
Facebook
Website
Email
O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.