Aves reabilitadas voltam à natureza no Peru

No dia 30 de março, um total de 39 aves voltou à natureza graças aos esforços de reabilitação que vêm sendo realizados no Peru pela Aiuká, pelo governo e por entidades parceiras. Os animais receberam cuidados veterinários de acordo com todos os protocolos internacionais de atendimento e reabilitação depois de resgatados em decorrência de um acidente com derramamento de petróleo. 

Ainda em março, as equipes da Aiuká e de voluntários do Parque de Las Leyendas, situado em Lima e onde os animais são tratados, foram homenageadas em cerimônia realizada no local. Esse reconhecimento foi feito pelos esforços na reabilitação das aves oleadas e ocorreu durante as comemorações do 58º aniversário do Parque de Las Leyendas. Os profissionais receberam um certificado de agradecimento das mãos de autoridades da Prefeitura de Lima e da Diretoria do Parque.

O trabalho vem sendo desenvolvido pela Aiuká em parceria com autoridades locais e com o apoio de instituições parceiras, em especial do Proyecto Golondrina de La Tempestad de Collar, do International Bird Rescue (IBR), do Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM- FURG) e da Fundación Mundo Marino.

A equipe iniciou os trabalhos no dia 21 de janeiro e, desde então, não houve interrupção dos serviços prestados, que incluem gestão, reabilitação e manejo dos animais afetados, captura, monitoramento terrestre e embarcado.

Aiuká registra 500 acionamentos do PMAVE

Em fevereiro, a Aiuká registrou o acionamento número 500 do Projeto de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a Avifauna (PMAVE, veja o caso abaixo). No Brasil, a Aiuká é a empresa pioneira no desenvolvimento desse Projeto, serviço prestado desde 2015 às empresas que atuam nos setores de exploração e produção de petróleo e gás. Sua execução atende todos os critérios estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

Um dos indicadores que comprova a excelência técnica dos profissionais da Aiuká na execução desse Plano é a taxa de reabilitação das aves recebidas ainda vivas, mas debilitadas, resgatadas em unidades marítimas. Do total de indivíduos que recebem cuidados, cerca de 70% é reabilitado, graças ao empenho e dedicação dos profissionais da empresa, continuamente comprometidos em reabilitar os animais para que voltem à natureza. Esses resultados positivos são compartilhados com os clientes da Aiuká e, em particular, com os técnicos embarcados responsáveis, que são os encarregados de acionar a Aiuká para o resgate.

Paciente do mês

O acionamento de um atobá-grande (Sula dactylatra) registrou o chamado número 500 realizado no âmbito do PMAVE. Ele foi encontrado na proa de uma unidade marítima, aparentemente debilitado e fatigado. O técnico embarcado responsável capturou a ave, que ficou em observação durante algumas horas antes da equipe técnica da Aiuká constatar que ele estava apto para soltura. Durante o período em que ficou na unidade, o atobá foi colocado em um recinto apropriado, abrigado de  intempéries e calor, e recebeu cuidados clínicos.
LinkedIn
Instagram
Facebook
YouTube
Website
Email
O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.