Aiuká 12 anos

Em fevereiro, a Aiuká completou 12 anos. É um momento a ser celebrado, já que é a primeira empresa brasileira com experiência no planejamento, no resgate e na reabilitação de fauna após vazamentos de petróleo para que os animais retornem ao seu ambiente natural em segurança.

A Aiuká foi fundada pelos médicos veterinários Valeria Ruoppolo e Rodolfo Silva para preencher uma importante lacuna no Brasil: a dos serviços necessários em uma ação de resposta envolvendo animais impactados por emergências ambientais. A empresa surgiu em resposta à resolução nº 398 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), estabelecida em 2008 e que passou a exigir das empresas responsáveis por instalações portuárias, plataformas marítimas, dutos e refinarias um planejamento preventivo para o resgate de animais em caso de acidente. 

Os profissionais da Aiuká já atuaram em quase 50 emergências, não só envolvendo fauna oleada, mas também animais impactados em outras emergências, a exemplo dos afetados pelo deslizamento da barragem em Brumadinho em 2019 ou pela remoção de rochas (derrocagem) em um porto no Sul do País. 

Todos os anos, a Aiuká é responsável pela elaboração de dezenas de planos de proteção à fauna para as áreas portuárias e de exploração e produção offshore, além da participação em diversos exercícios simulados.

Acreditamos na história dos nossos fundadores e hoje somos uma referência latino-americana para o atendimento a emergências com fauna oleada.

Aiuká prossegue com resposta à emergência no Peru

Em fevereiro, o Parque de las Leyedas, em Lima (Peru), recebeu um Centro de Resgate e Reabilitação da Vida Selvagem. Essa iniciativa fez parte dos esforços conjuntos da Aiuká, da Repsol Perú, governo e organizações locais para resgatar e reabilitar a fauna impactada pelo derrame de petróleo ocorrido em janeiro deste ano em La Ventanilla. O objetivo é prestar assessoria técnica e formação aos funcionários do Zoo durante todo o período de tratamento dos animais afetados, até que sejam soltos depois de reabilitados.

As mais eficientes técnicas internacionais de manejo em emergências vêm sendo aplicadas com o apoio de várias instituições parceiras, em especial do Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM- FURG), do Proyeto Golondrina de La Tempestad, da Fundación Mundo Marino e do International Bird Rescue (IBR).

Em La Ventanilla, ocorreu um vazamento de óleo causado pela desestabilização de um navio que descarregava óleo bruto para a refinaria local. A costa do Peru foi atingida por grandes ondas após a erupção vulcânica ocorrida em Tonga, no dia 15 de janeiro. Essa emergência continua sendo respondida pela equipe da Aiuká, presente na operação desde o dia 21 de janeiro. A implantação dos protocolos internacionais de atendimento e de reabilitação dos animais oleados prossegue em um trabalho que destaca a Aiuká como referência latino-americana em respostas a emergências com fauna oleada.

Novo simulado em fevereiro

Um novo simulado em campo com a participação da Aiuká foi realizado em fevereiro. Foram mobilizados equipamentos e profissionais para simular a pronta resposta em emergências envolvendo fauna oleada. Os pontos fortes foram a rápida mobilização tanto de pessoas como de recursos, além da evidência do bom planejamento do Plano de Proteção à Fauna, identificando rapidamente os pontos de apoio, os parceiros e os recursos.

Esses eventos são essenciais para o contínuo aprimoramento da atuação de todos os envolvidos em operações de emergência. A realização de mais esse simulado atesta a especialidade da Aiuká no atendimento à fauna oleada em casos de emergência ao longo da costa brasileira, atuando em parceria com as empresas de produção e exploração de petróleo.
Paciente do mês

Um tatu-galinha (Dasypus novemcinctus) está em reabilitação no Centro de Operações da Aiuká em Praia Grande (COP-SP) depois de ter sido resgatado em uma unidade de tratamento de gás no litoral de São Paulo.
LinkedIn
Instagram
Facebook
YouTube
Website
Email
O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.