Mobilização rápida e estratégica

A Aiuká foi mobilizada para responder à emergência com óleo em La Ventanilla, no Peru. A equipe iniciou a atuação em 22 de janeiro e, desde então, vem trabalhando em parceria com o cliente e com as organizações locais. 

Em conjunto com diversos parceiros, a Aiuká está trabalhando na implementação de protocolos de atendimento aceitos internacionalmente e na adaptação do espaço local para a recepção, limpeza e reabilitação dos indivíduos impactados. 

Os diretores e profissionais da Aiuká já atuaram em mais de 40 emergências ao redor do mundo, principalmente em acidentes com óleo, atestando a experiência e qualificação do corpo técnico da Aiuká nesse tipo de ocorrência.

Em La Ventanilla, ocorreu um vazamento de óleo causado pela desestabilização de um navio que descarregava óleo bruto para a refinaria. A costa do Peru foi atingida por grandes ondas após a erupção vulcânica ocorrida em Tonga, no dia 15 de janeiro.

Resgate de fauna em área de porto

A Aiuká fechou novos contratos com empresas que atuam em área de logística de portos no Rio de Janeiro, trabalho que já realiza em outras áreas. As atividades desenvolvidas relacionam-se com o resgate de fauna que pode ser afetada por ocorrer na área de operação das empresas. Muitas dessas áreas operacionais estão situadas em locais próximos de matas nativas, habitat de diferentes espécies silvestres. Entre os casos de interação, estão atropelamentos involuntários dos animais ou acidentes durante as operações.

O trabalho da Aiuká consiste, de forma geral, no rápido resgate desses animais e pronto-atendimento veterinário, além do tratamento necessário para sua reabilitação e reintrodução na natureza, minimizando dessa forma os impactos das operações empresariais.

A Aiuká fornece diversas soluções para atendimento à fauna, como prontidão, resgaste, monitoramento, reabilitação, estudos ambientais e diferentes projetos de licenciamento. 

Live sobre o PPAF

No Brasil, o Plano de Proteção à Fauna (PPAF) é uma exigência do processo de licenciamento ambiental para execução de atividades como as realizadas no âmbito da exploração e produção marítima de óleo e gás, portos organizados, refinarias e outros empreendimentos. O PPAF é desenvolvido pela Aiuká e configura-se como uma ferramenta estratégica para orientar ações de resposta à fauna em casos de acidente com vazamento de óleo no mar.

No dia 17 de fevereiro, quinta-feira, das 16h às 17h, a Aiuká realizará uma live sobre o PPAF a fim de reforçar a importância desse plano para um efetivo preparo diante de situações de emergência. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do link abaixo:
www.even3.com.br/aiukalive
Paciente do mês

Uma corujinha-do-mato (Megascops choliba) foi solta depois de reabilitada pela equipe da Aiuká. Ela foi resgatada ainda bebê pelo Grupamento Costeiro da Guarda Civil Municipal de Praia Grande e levada para reabilitação no Centro Operacional de Praia Grande (COP Aiuká SP). Quando ingressou, ela mal abria os olhos e seu progresso foi muito positivo graças aos cuidados recebidos da equipe veterinária.
LinkedIn
Instagram
Facebook
YouTube
Website
Email
O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.