2021 repleto de conquistas

Os meses de 2021 apresentaram diferentes formas de superação em um ano ainda marcado por grandes desafios, entre eles as limitações impostas pela pandemia da covid-19. Por outro lado, a Aiuká soube transformar essas dificuldades em oportunidades e, assim, pôde chegar ao final deste ano comemorando conquistas, que são agora compartilhadas nesta última edição de 2021 do seu boletim eletrônico. 

Nesta breve retrospectiva, vale destacar o crescimento da empresa na área portuária, alçando sua atuação a portos situados no nordeste, sudeste e sul do Brasil. Dois exemplos são os contratos realizados com a Autoridade Portuária de Santos e com um porto no sul do Brasil durante operações de retirada de rochas submarinas. O primeiro foi firmado em maio, estabelecendo a Aiuká como responsável pela implementação do Plano de Proteção à Fauna no Porto de Santos. Esse contrato prevê equipe, equipamentos e instalações de prontidão para o atendimento a emergências no Porto de Santos e a participação em exercícios simulados. O Plano de Proteção à Fauna é uma das exigências da Resolução CONAMA 398/08, que dispõe sobre o conteúdo mínimo do Plano de Emergência Individual para incidentes de poluição por óleo em diversas atividades, incluindo instalações portuárias.

Já o contrato com um porto do Sul consistiu no trabalho de prontidão in loco da Aiuká para monitoramento, resgate e atendimento à fauna durante as operações de remoção de rochas do fundo marinho para minimizar os riscos à navegação portuária. 

Para Valeria Ruoppolo, diretora da Aiuká, a maior atuação da empresa na área portuária demonstra o aumento da preocupação por parte das empresas em atualizar seus planos de proteção ao ambiente. “É um indicador muito importante porque evidencia o alinhamento com políticas públicas ambientais”, comenta. 

Realização de simulados

Outro indicador dos bons resultados da Aiuká em 2021 foi a realização dos diversos exercícios simulados, fundamentais no ciclo de preparação para uma eventual emergência ambiental. Esse ciclo é composto pelo plano de emergência, pelo estoque de equipamentos adequados, pelos exercícios simulados de acordo com o plano, pelas devidas correções após a identificação de melhorias durante o exercício e, finalmente, pela revisão e melhoramento do plano. 

Apesar da pandemia da covid-19, foi possível retomar gradualmente a realização presencial dos simulados com a adoção de todas as medidas de prevenção necessárias. Entre os primeiros exercícios realizados, esteve o promovido em outubro com os Terminais de Granéis do Guarujá (TGG), desenvolvido em tempo real em campo e no Centro Operacional da Aiuká em Praia Grande (COP Aiuká SP). Foram simuladas todas as etapas de uma emergência, desde a captura em campo, até a admissão e a estabilização dos indivíduos. 

Atuação off shore, on shore e inland

Os resultados do ano de 2021 reforçam que atuação da equipe da Aiuká não se restringe aos acidentes ambientais que ocorrem no mar. A experiência de seus profissionais os habilita para a resolução de desafios em desastres tecnológicos e naturais, como os incêndios, inundações e rompimento de barragens, comprovando o diferencial da equipe ao atender respostas não só offshore e onshore, mas também inland, envolvendo diferentes espécies animais, tanto selvagens quanto domésticos.
Agradecimento

Encerramos este ano renovando nossa gratidão aos nossos clientes, colaboradores e parceiros, já que a confiança nas relações estabelecidas é uma das nossas maiores motivações. 
Paciente do mês

Uma corujinha-do-mato (Megascops choliba) foi resgatada pelo Grupamento Costeiro da Guarda Civil Municipal de Praia Grande e levada para reabilitação no Centro Operacional de Praia Grande (COP Aiuká SP). A ave chegou recém saída do ovo e com os olhos fechados. Sua evolução foi muito positiva graças aos cuidados intensivos recebidos da equipe veterinária. Torcemos para que, em breve, ela volte à natureza!
LinkedIn
Instagram
Facebook
YouTube
Website
Email
O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.