Limpeza de praia e reabilitação de tartaruga marinha

Uma ação em favor da natureza com a participação da Aiuká foi além das expectativas iniciais. Ao fazer parte da limpeza da praia de uma unidade estadual de conservação, a equipe da instituição levou uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) para reabilitação em seu Centro Operacional em Praia Grande (COP Aiuká SP). Depois de receber o tratamento apropriado, ela já se encontra em boas condições clínicas e deve voltar logo para o mar. 

O resgate da tartaruga ocorreu ao final da ação de limpeza da praia de Itaquitanduva, localizada no Parque Estadual Xixová-Japuí (PEXJ), uma unidade de conservação estadual cujo Conselho Consultivo é integrado pela Aiuká. A ação ocorreu em 6 de novembro, com participação de profissionais da Aiuká e também de voluntários. Dois deles, uma estudante de Biologia e seu primo, foram responsáveis pelo resgate da tartaruga, encontrada por um grupo de escoteiros. 
A live completa está no canal da Aiuká no Youtube

Live no Instagram 

A emergência ambiental na Baía do Guanabara, no Rio de Janeiro, foi tema de live no Instagram da Aiuká na noite de 19 de novembro, alcançando 136 seguidores e registrando 129 comentários, indicadores do bom engajamento da iniciativa. O médico veterinário Rodolfo Silva, fundador da Aiuká, conversou com a médica veterinária Jéssica Domato, profissional da Aiuká, a respeito do acidente, que completou 20 anos em 2020. 

Rodolfo Silva foi o responsável pela reabilitação dos animais silvestres oleados, ao lado da médica Valeria Ruoppolo, também fundadora da Aiuká. Essa foi a primeira emergência em que trabalharam juntos e que deu início à parceria, seguido pela participação em emergências internacionais no decorrer dos anos seguintes, culminando com a criação da Aiuká em 2010. 

Rodolfo relembrou os desafios à época do acidente na Baía da Guanabara, em particular a ausência de políticas públicas voltadas à emergências ambientais e como essa ocorrência propiciou o início de discussões que colaboraram com planos de respostas elaboradas e organizadas para a fauna, a exemplo do Plano Nacional de Ação de Emergência para Fauna Impactada por Óleo (PAE-Fauna), lançado em 2016 e cuja elaboração teve participação da Aiuká

COP Aiuká SP 7 anos

Aproximadamente mil animais silvestres ingressaram para reabilitação no Centro Operacional da Aiuká situado em Praia Grande (COP Aiuká SP) desde 2014, ano que registra o início desse trabalho pelos profissionais da empresa. Esse serviço é prestado em uma instalação  reconhecida entre as melhores do Brasil, construída em 750 m² e completamente adaptada para a admissão, manejo e reabilitação de aves, mamíferos e reptéis impactados por óleo ou por qualquer outro tipo de ação antrópica. A localização do COP Aiuká SP é estratégica para atender as atividades offshore da Bacia de Campos e de Santos, bem como as do Porto de Santos, o maior da América Latina.

Regras de ouro

Os bons resultados de uma empresa são alcançados quando há políticas internas para sustentá-los e, ao reconhecer o valor desse tipo de medida, a Aiuká mantém diferentes iniciativas. Exemplo nesse sentido é a promoção da política “Regras de Ouro”, que tem como principal objetivo a divulgação, implementação e execução das ações de segurança, meio ambiente e saúde ocupacional durante todas as atividades da Aiuká, inclusive naquelas que envolvem não apenas a equipe, mas também clientes e fornecedores.

No total, são 10 regras, que vão desde o pedido de atenção à segurança no ambiente de trabalho até a observação de conduta, ética e valores da Aiuká, estabelecidos em Manual próprio.

• 1 - Seja responsável ao conduzir veículos ou operar máquinas. 
• 2 - Não ao consumo de Álcool e Drogas. 
• 3 - Sempre apto e seguro. 
• 4 - Utilizar corretamente todos os EPI’s e EPC’s. 
• 5 - Utilizar corretamente os equipamentos de captura e contenção.
• 6 - Manter silêncio na área de reabilitação dos animais.
• 7 - Segurança no posto de trabalho. 
• 8 - Atenção às mudanças.
• 9 - Conduta, Ética e Valores da Aiuká. 
• 10 - Comunicação sempre. 

 
LinkedIn
Instagram
Facebook
YouTube
Website
Email
O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.