PRÁTICAS DE ESG

Um estudo conduzido pela consultoria BCG e divulgado recentemente indicou que as empresas que adotam melhores práticas ambientais, sociais e de governança constatam diversos impactos positivos, entre eles a melhora de seu valor de mercado. Essas premissas, agregadas na sigla ESG (environmental, social, governance), estão relacionadas aos serviços prestados pela Aiuká, já que a empresa não oferece apenas soluções mitigadoras em uma emergência ambiental, mas também pode contribuir com o legado ambiental das corporações. 

Alguns exemplos nesse sentido são estudos de comportamentos das aves de uma determinada região para mostrar a riqueza de biodiversidade da área de entorno e, assim, sensibilizar os colaboradores dos clientes para a importância da conservação ambiental por meio de peças de comunicação. Outro trabalho é o desenvolvimento de projetos de educação ambiental, a exemplo do realizado pela Aiuká recentemente para trabalhadores de fazendas de silvicultura de uma empresa em Minas Gerais. As fazendas estão inseridas no bioma Cerrado e, assim, há ocorrência de diferentes espécies de animais silvestres em suas áreas. 

Gislaine Lavínia, gerente de Densenvolvimento Humano Organizacional da Aiuká

INVESTIMENTO EM CAPITAL INTELECTUAL

Neste ano, a Aiuká iniciou o Programa de Desenvolvimento de Lideranças, mais uma iniciativa da empresa voltada ao constante aprimoramento dos seus colaboradores e que vai ao encontro de sua Visão: permanecer na vanguarda do desenvolvimento profissional. “A matéria prima da Aiuká é o seu capital intelectual. Ao desenvolvermos as habilidades dos líderes, valorizamos essa força e o resultado é percebido pelo cliente quando, por exemplo, ele constata a organização exemplar de processos bem definidos, sem perda de prazos de entrega”, comenta Gislaine Lavínia, gerente de Densenvolvimento Humano Organizacional da Aiuká. “Quando esse resultado é percebido, quer dizer que uma boa gestão o amparou e, por outro lado, o cliente ainda percebe que há uma prática desse planejamento. É como uma orquestra: ficamos encantados quando assistimos a um espetáculo harmônico, mas também sabemos que, por trás disso, houve muita preparação”

Fernando Raimundo Oliveira e Fabio Marques, dos Grupamentos Costeiro e Ambiental da Guarda Civil Municipal de Praia Grande; Valeria Ruoppolo, Diretora da Aiuká; Silvia Regina Delgado, Comandante da GCM; Brígida Gandini, assessora estratégica da Aiuká, e Cel. Maurício Vieira Izumi, secretário de Assuntos de Segurança Pública

RENOVAÇÃO DE PARCERIA COM A PREFEITURA DE PRAIA GRANDE

A Aiuká e a Prefeitura de Praia Grande renovaram o termo de cooperação por mais dois anos. O principal objetivo é a reunião de esforços das duas entidades para a consolidação dos procedimentos e práticas para aperfeiçoamento das formas de manejo de animais da fauna silvestre. Entre as ações previstas, estão o resgate e tratamento de animais para posterior soltura ao habitat e a promoção de treinamentos sobre o manejo de animais da fauna silvestre aos Grupamentos Ambiental e Costeiro da Guarda Civil Municipal.
PACIENTE DO MÊS

Um tiê-preto, uma espécie de pássaro, voltou ao seu habitat natural depois de ser capturado em unidade marítima de um cliente da Aiuká por um Técnico Embarcado Responsável. Ele foi reabilitado e anilhado no Centro Operacional da Aiuká em Rio das Ostras (COP/RJ)
LinkedIn
Instagram
Facebook
YouTube
Website
Email
O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.